quarta-feira, 31 de março de 2010

Justiça é vingança?

A justiça é a vingança do homem em sociedade, como a vingança é a justiça do homem em estado selvagem.

Este pensamento do filósofo Epicuro nos faz refletir se realmente existe uma diferença entre justiça e vingança. Seria a justiça uma forma civilizada de se fazer vingança? Seria a vingança uma justiça selvagem? Para mim, ambos os conceitos estão relacionados. A construção da justiça ocorreu historicamente, quando o homem percebeu que a vingança privada não levaria á uma evolução, foi quando o homem decidiu viver em sociedade, debaixo de regras e abandonou o “estado selvagem”. Quando o ser humano se submete à vida em uma sociedade civil, ele é socialmente educado a limitar suas vontades e instintos para que a sobrevivência da mesma seja preservada, para que a liberdade e o direito de terceiros não sejam atingidos. Assim, nesse processo de limitação, nossos desejos vingativos devem ser freiados, e substituídos pela força punitiva do Estado, que é o único detentor legítimo do ius puniende. Esse ius puniende cujo nome é justiça, tem, não se pode negar, uma carga vingativa, porém essa é neutralizada, diluída em princípios que asseguram a dignidade da pessoa humana, em garantias mínimas concedidas a cada indivíduo, independentemente se desrespeitou ou não a ordem jurídica, e principalmente no princípio da Igualdade, conceito primordial na construção da justiça. Por essa razão considera-se que a justiça tem por fim o bem, mesmo quando manifesta em forma de punição.

Uma vez que a justiça substitui a vingança, ela deve atuar de fora incisiva, exercendo seu papel de forma completa. Quando uma pessoa pratica um crime contra outra, há uma desestabilização da situação de igualdade entre os indivíduos, e assim, a pena deve ser aplicada para que a ordem jurídica seja restabelecida e para que os clamores por uma manifestação do Estado sejam satisfeitos Porém uma vez que esse Estado abre brecha para impunidades, omissões, e não age como deveria agir, a sociedade se sente desamparada, e ocorre, portanto, um crescimento da sede de vingança nas pessoas, cresce a vontade de se fazer justiça com as próprias mãos.

A partir dessa reflexão, e retornado ás perguntas do início do texto, acredito que a vingança não é uma justiça selvagem, mas há que se dizer que a justiça pode ser uma forma civilizada de se fazer vingança. No entanto, a poção de justiça deve ser sempre maior que a de vingança, caso contrário as bases de nossa sociedade estarão em risco .

2 comentários:

  1. Justiça é a vingança que Deus ou o Estado sr propõe a fazer no seu lugar.

    ResponderExcluir
  2. Justiça é a vingança que Deus ou o Estado sr propõe a fazer no seu lugar.

    ResponderExcluir