domingo, 28 de março de 2010

Justiça e Vingança no Antigo Testamento

No Antigo Testamento a justiça era claramente trabalhada como vingança. A Lei de Talião era concebida na própria Bíblia. Na parte Gênesis isso é visto diversas vezes, como por exemplo o caso de Adão e Eva quando foram expulsos do Paraíso. Caim foi amaldiçoado por cometer o fratricídio e matar Abel, quando não havia uma proibição expressa para tal conduta. Ele realizou o fratricídio e nesse momento Deus considerou como errado e logo puniu Caim como vingança por sua conduta. Noé foi salvo junto com um casal de cada espécie do extermínio dos seres realizado por Deus.
Gênesis retrata a história de Sodoma e Gomorra, na qual Lot escolhe para se fixar quando separa de seu irmão Abraão. Abraão por sua vez escolhe ficar na terra de Canaã. Sodoma e Gomorra eram cidades nas quais os seus habitantes eram ímpios, possuíam regras de sodomizar os viajantes que passassem pela cidade, eram portanto impuros. Deus anunciou à Abraão que iria destruir as cidades de Sodoma e Gomorra. Abraão por sua vez ponderou com Deus a extensão a que a punição iria atingir, ou seja, perguntou à Deus se por ventura tivessem 50 pessoas justas e puras na cidade, se ele mesmo assim a destruiria. Deus disse que caso houvessem 50 pessoas justas ele salvaria a cidade por amor aos 50. Abraão continuou o raciocínio realizando a mesma pergunta só que diminuindo as pessoas justas existentes na cidade, para ver qual seria a atitude de Deus. Deus continuou afirmando que salvaria a cidade mesmo se existissem apenas 10 Homens justos. Abraão então resolveu visitar Lot em busca de encontrar estes Homens justos na cidade de Sodoma. Ao chegar à Sodoma foi bem recebido por seu irmão, no entanto os habitantes da cidade começaram a cobrar de Lot a entrega dos viajantes para que eles praticassem os atos perversos com eles. Lot se recusou e até ofereceu suas duas filhas virgens em troca. Os habitantes por sua vez estavam irredutíveis quanto a troca oferecida. Deus então aparece e passa as instruções à Lot para que ele salvasse sua mulher e suas filhas caminhando para fora da cidade sem olhar para trás. Logo depois Deus destruiu as cidades enviando do céu enxofre e fogo à Sodoma e Gomorra.
A questão importante é que Abraão começa a "questionar" a extensão da vingança que Deus iria realizar à Sodoma. Não seria correto os Homens justos pagarem pelos ímpios. No caso de Noé, ele foi salvo por ser considerado o único puro, no entanto condenou todas as outras espécies a pagar pelo que foi feito pelos Homens. A extensão da culpa ultrapassava aqueles que cometeram os atos ilícitos. Nas famílias era comum os filhos serem punidos por atos praticados pelos pais. A pena além do caráter retributivo de vingança, não era personalíssima, ou seja, não atingia apenas quem cometeu e sim os outros ao redor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário