quarta-feira, 17 de março de 2010

Diferença: Justiça X Vingança



Todas as sociedade buscam a justiça. Mas o que seria propriamente o conceito de justiça?


A definiçao de justiça que temos hoje diz respeito à igualdade de todos os cidadões. Buscamos a igualdade entre os cidadões, e usamos frases como: "todos são iguais perante a lei". Mas a justiça vai além da igualdade entre as pessoas. Justiça também é entendida como conceito básico em manter a ordem social, tentando preservar os direitos na sua forma legal, ou na aplicação a casos específicos, como vemos no direito.


A justiça, deve ser cega, imparcial. Em Roma, tem uma estátua que representa os valores e "ordens" da justiça. Nesta estátua, tem-se um homem que possui uma venda nos olhos, carrega um estátua e uma balança em suas mãos. Estes símbolos representam que a justiça deve ser cega, imparcial. A balança pois deve-se ter discernimento para avaliar as provas apresentadas, e a espada para exercer o poder da decisão.


A justiça não é negativa. Ao contrário, quanto mais justa a sociedade vai se formando, mais ela vai crescendo, aprimorando, melhorando. O Estado deveria ser capaz de oferecer igualdade aos seus cidadãos, ou no mínimo, caminhos para este poderem buscá-la, poderem exercer e alcançar a justiça.


O grande problema para se alcançar a igualdade nos dias de hoje, não esta na justiça, mas na forma de alcançá-la. Segundo Aristóteles, "justo é aquele que cumpre a lei (justiça em sentido estrito) quanto aquele que realiza a igualdade (justiça em sentido universal).


Porém a justiça tem formas e meios de ser alcançada de maneira que seje na forma legal. A justiça tem um limite. E, ao ultrapassar este limite, podemos estar entrando em sentimentos mais delicados. Este limite quando ultrapassado, pode se tornar em sentimentos completamente diferentes de justos, como o de vingança.


A vingança jamais deve ser confundida com a justiça. A justiça ao contrário da vingança, como ja dito, é construtiva.


A vingança possuiu um objetivo mais destrutivo do que construtivo. A vingança vem como forma de punição, de troco por algo prejudicial que foi sofrido por alguém. Não há crescimento assim, apenas a continuação e o aumento da violência.


Assim, para ser justo, a vingança deveria ser devolvida na mesma intensidade, no mesmo peso da ação anteriormente cometido. Isto não é justiça.


Hoje, vi um filme, "Um olhar do Paraíso", o caso em que uma menina de 14 anos é brutalmente assasinada por seu vizinho. E a menina, Susie salmon passa a ver do céu, seus familiares, seu assassino, a vida que continua na Terra. Mas para a passagem definitiva para o céu, ela deve antes se libertar de todo os sentimento ruins que ela possui por sua morte e seu assassino.


Mas Susie, não consegue se libertar do sentimento de vingança. Como na passagem em que diz: "Eu quero seu sangue, frio, o quero duro. Quero que pague pelo que fez comigo. Quero seu sangue até que não haja mais nenhuma gota em suas veias...". Até que ela percebe que enquanto ela não largar desses sentimentos, seus familiares também não conseguem se largar, e esquecer a sua morte. E apenas assim, ela vê que só consegue prejudicar a sua família. Até que se liberta e seus familiares conseguem seguir com suas vidas, assim como Susie, consegue entrar no céu.


A vingança, é fria, calculada. Não devemos nutrir este sentimento.


A vingança visa o mal, mesmo quando usada pelo sistema judiciário. Ela se argumenta no olho por olho, toma-lá-dá-cá, aqui se faz aqui se paga, que é frequentemente nutrida pelo sentimento de ódio, rangor e mágoa, provocada por um dano que se julga injusto.


Podemos perceber a diferença entre a justiça e a vingança em obras como Dans- um grito de justiça, que nos mostra a justiça e O Vingador que nos mostra o sentimento de vingança.


A justiça quando alcançada nos alivia, nos melhora, nos faz crescer e sentimos o sentimento de justiça alcançada, sabemos que o mal está sendo punido porém de maneira humana, através dos direito que cada um tem, independente do ato que comete. A vingança envenena a alma, e devemos tirar este sentimento de nós, para poder combater ele na sociedade. Só assim, poderemos buscar justiça e igualdade, e podemos chegar mais perto de um mundo melhor.



6 comentários:

  1. Faça uma revisão no texto, um debate sociológico desses com tantos erros grosseiros de ortografia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, porém ainda aborda o tema de uma maneira compreensiva. ^^

      Excluir
  2. Vingança vem do termo latim "vicare", donde surgiu vindicação e consequentemente reivindicação.
    Portanto o termo vingança ao longo dos séculos se tornou "vulgarizada", popularizada e mal interpretada!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Quanta crendice colocada aqui, só faltou você dizer que jesus é o caminho, a verdade e a vida. Seu discurso funciona com quem não tem repertório. Achei fraco esse texto. Você poderia apresentar um contexto histórico ou algo fundamentado mas escolheu apelar para uma criança que foi morta e não vai para o céu? Você tem quantos anos? Me lembro de correntes de whatsapp que minha mãe compartilha com histórias emocionantes de crianças injustiçadas. Mas, continue a escrever, Sua opinião é importante para alguma coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poste você um texto melhor nos comentários, já que possui tanto respertório. Seria muito mais útil.

      Excluir