sexta-feira, 16 de abril de 2010

Tribunal de Nuremberg

Agosto de 1945. Um acordo fora assinado para a criação do Tribunal de Nuremberg onde foi feito julgamentos para condenar os líderes nazistas pela prática de crimes além da compreensão humana. Os réus desse julgamento foram acusados não só de terem exterminados milhões de pessoas, mas também por terem planejado e espalhado a guerra na Europa. Em 19 de agosto de 1947 foram divulgadas as sentenças, sendo que sete de morte.
O primeiro julgamento dos principais crimes de guerra dos Alemães em Nuremberg foi feito por um tribunal militar internacional formado pelos quatros aliados, quais sejam: Inglaterra, França, Rússia e os Estados Unidos, sendo por isso um julgamento bastante tendencioso. Essas quatro grandes nações brindaram a vitória acompanhada por uma sede de justiça (ou injustiça) e vingança, além de voluntária submissão contra seus inimigos capitais para a realização de um julgamento contrário às normas, regras e princípios internacionais das guerras.
Infelizmente não cumpriu o seu objetivo; um tribunal internacional permanente para crimes de guerra. Atualmente temos o TPI – Tribunal Penal Internacional, que baseado em muitas diretrizes humanitárias, vem uniformizando os princípios e regulando o direito em situações mais extremas, como, por exemplo, em tempos de guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário