quinta-feira, 8 de abril de 2010

Justiça e Vingança e o filme Tropa de Elite

O filme brasileito "Tropa de Elite", do diretor José Padilha, lançado no ano de 2007, relata a relação dos policiais entre si e entre traficantes de favelas na cidade do Rio de Janeiro, onde não há lei ou justiça, mas a vingança reina como uma espécie de justiça selvagem.
No filme, relata-se os esquemas de corrupção dentro da própria polícia, em que oficiais, durante o treinamento, vingam-se dos recrutas por meio de tortura, pois muitos deles eram corruptos e os recrutas vingam-se de seus oficiais após descobrirem o esquema corrompido de proprinas. Um traficante mata um dos policiais acreditando ter se vingado pelo fato deste haver invadido seu território, qual seja, a favela e, como desfecho, o policial concede um "tiro de misericórdia" à um traficante, atirando em local diverso de sua face para não "estragar" seu funeral.
Conforme se percebe, tanto polícia quanto traficantes agem conforme suas próprias leis, resolvendo tudo na "macheza", ou seja, diretamente com as próprias mãos. Isso porque as pessoas, principalmente em lugares menos favorecidos como as favelas, não confiam na lei, nem na polícia e nem no Estado, dessa forma, o único meio de se garantir justiça seria fazê-la por si mesmo, através do exercício da vingança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário