sexta-feira, 2 de abril de 2010

Limites entre justiça e vingança

Justiça e vingança podem até serem muito parecidos, mas guardam grandes diferenças. Justiça corresponde em dar a cada um aquilo que é seu, julgar segundo o melhor direito. A vingança é uma punição, um castigo imposto a alguém, é promover a reparação a um bem da vida.

Quando se fala em justiça, já se pensa em normas jurídicas, no direito tutelado pelo Estado. A noção de justiça é uma noção ética fundamental, sendo que por meio dela as relações humanas são regulamentadas, fazendo com que seja objetiva para a preservação da vida. A justiça é tida como algo que visa o bem, mesmo que para isso seja necessária a punição.

No que diz respeito à vingança, há uma idéia de praticar o mal, mesmo que haja uma punição, como se é demonstrado através da Lei do Talião, na famosa expressão “olho por olho, dente por dente”, no qual, quando se praticava um delito, este era punido com uma espécie de vingança e, ao mesmo tempo, mostrar a sociedade como os infratores eram punidos, para que aqueles não viessem a cometer os mesmos delitos. A vingança é nutrida por impulsos de ódio, rancor e mágoa provocada por um dano que se julga injusto.

A vingança é uma repressão que tem objetivos meramente destrutivos, refletindo um senso primitivo do que seja justo. A vingança não busca reconciliações ou acordos, mas tão somente fazer o outro experimentar um dano maior do que causou.

Para melhor conceituar a diferença entre justiça e vingança, nada melhor do que a celebre frase de Epicuro: “A justiça é a vingança do homem em sociedade, como a vingança é a justiça do homem em estado selvagem”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário