sábado, 8 de maio de 2010

ATENTADO TERRORISTA NOS EUA E O CONTRA-ATAQUE: ATO DE JUSTIÇA OU VINGANÇA?

Parecia algo impossível, mas aconteceu... derrubaram o World Trade Center e parte do Pentágono. Ver aviões como bombas aéreas tornou-se real diante dos olhos, o filme “hollywoodiano” saiu das telas e tornou-se história verídica, aliás, em tempos de 3-D, nada mais parece ser impossível de acontecer.

Dúvidas ficaram no ar, estaria o atentado relacionado com o conflito árabe-israelense?
Testemunhar seres humanos abdicar da própria vida, ceifando outras, considerando inimigas pessoas inocentes, tudo na conta do justo, faz-nos pensar o que é a justiça para o ser humano.

A grande surpresa, minha indignação, reside na idéia de que estes homens-bombas são aclamados como heróis, ou seja, um fenômeno social gravíssimo oriundo de um ufanismo egoístico exacerbado do próprio ser humano, motivado por uma justiça pessoal, alienada, enfim... um tanto incompreensível.

Tenho a impressão que a noção de justiça em países como Israel deva ser algo conflitivo e conturbado, principalmente quando eles reagem de forma excessiva, aí, a estratégia adotada remonta a da vingança, do lema “olho por olho, dente por dente”.

Os EUA, prometendo represálias contra os implicados no terrorismo, estão agindo por justiça ou vingança? Não há dúvida de que os culpados devam ser punidos pelos seus atos, mas o combate ao terrorismo precisa ser realizado de modo responsável que não ultrapasse uma resposta que fique estagnada no campo da mera exibição militar, ou seja, de preferência sem guerra.

Neste momento, algo terrível acaba por acontecer: é lícito pensar a justiça como um desejo de vingança, geradora de mais ódio, mais violência e mais terror! É a justiça camuflada pela vingança, que, a meu ver, é o maior retrocesso testemunhado e vivenciado pela humanidade em tempos ditos modernos... modernos como há mil anos atrás!

Nenhum comentário:

Postar um comentário